Eclipse Solar anular em 2023

Ocorrerá neste sábado, 14 de outubro de 2023 a eclipse solar anular que poderá ser vista em todo o Brasil.

A movimentação dos astros resultará neste espetáculo no céu, onde segundo a ciência tradicional a Lua encobre o Sol por completo ficando esta borda brilhante ao redor, como um anel de fogo.

Nem todos os estados do Brasil vão visualizar desta forma, apenas uma faixa no nordeste e norte poderá ver por completo, nos outros estados vai variar os percentuais conforme a localização, veja no mapa:

Site time and date

Estaremos reunidos na sede de Dakila Pesquisas na cidade de Corguinho, no Mato Grosso do Sul, captando imagens, e outra equipe estará no estado do Rio Grande do Norte captando a movimentação total. Tudo isso com o foco de colher dados e registrar imagens para nossas pesquisas dentro do Documentário Anomalia dos Astros que vamos lançar.

Cuidados importantes ao observar a eclipse solar

Alguns cuidados super importantes são necessários na hora de captar imagens através de cameras, telescópios, smartphones ou visualizar ao vivo. Não podemos olhar diretamente para o Sol sem o uso de filtros especiais certificados, desta forma protegemos nossa visão, pois pode prejudicar causando danos irreversíveis.

Uma alternativa fácil e de valor baixo são as lentes de filtro de soldador, número 14. Você encontra em qualquer loja de materiais de construção e se torna bem acessível. Lembrando que deve ser no mínimo 14, pois os de numeração baixa não filtram os raios da forma que precisa.

Como os estados brasileiros vão ver a eclipse no sábado, dia 14 de outubro:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *