Túneis jesuítas e caminho de Peabiru são mapeados por Dakila Pesquisas no Paraná

A equipe se deslocou até Curitiba juntamente com o Presidente do Ecossistema Dakila Urandir Fernandes de Oliveira, no final de outubro e início de novembro para continuar as pesquisas iniciadas em setembro onde estiveram pesquisando in loco no litoral do Paraná em Barra de Ararapira.

Do dia 30 de outubro a 03 de novembro realizamos nossas pesquisas na região de Curitiba, onde ficamos por quatro dias pesquisando toda a região, levantando dados, conhecendo novos locais e moradores para investigar a história da região, tudo isso em busca dos caminhos que levavam até Ratanabá, a Capital do Mundo. Percorremos as cidades de Campo Largo, Balsa Nova, Quatro Barras e Ponta Grossa buscando por vestígios e locais que guardam a história dos caminhos de peabiru. Através da apresentadora Adriana Araujo.

Cristo de Purunã e Capela do Tamanduá

Em Balsa Nova juntamente com o Secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura de Campo Largo Luiz Gustavo Torres, conhecemos um local onde foi construido o Cristo de Purunã, através da família Oliveira em 1976. No local também foi construida a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O secretário nos apresentou e salientou que tem a necessidade de uma revitalização, pois realmente esta parte turística é muito interessante para a cidade e a vista é linda e privilegiada de toda a região.

CEO de Dakila, pesquisadores juntamente com o Secretário do município de Campo Largo
Vista completa do local – Cristo do Purunã

Na sequencia fomos para a Capela do Tamanduá que fica na mesma cidade, investigar túneis utilizados pelos jesuítas como rota de fuga durante dos conflitos com indígenas da região. Neste local utilizamos o equipamento GPR (Ground Penetrating Radar ou Radar de Penetração de Solo), para levantar os dados do local exato dos túneis.

Para ter mais informações sobre a Capela nos deslocamos até a pousada Cristal do Horizonte onde o proprietário Ubiratan Pedro Bruel, nos forneceu mais detalhes sobre a mesma e confirmou sobre os túneis captados por nosso equipamento.

Trilha de Itupava – Caminho de Peabiru

Estávamos focados em encontrar mais vestígios sobre o caminho de peabiru, no Brasil e em vários países podemos encontrar estes caminhos que hoje chamam de Estrada Real, Caminho de Santiago de Compostela,…. caminho este que atravessavam continentes, ligavam pessoas, culturas, histórias e levavam até a Capital do Mundo RATANABÁ.

Com este foco nos deslocamos até o município de Quatro Barras, para conhecer a trilha de Itupava conhecida por ser um antigo caminho dos jesuítas. Nos juntamos a mais duas pesquisadoras, Edna e Ana Souza que já conheciam muito bem a região e a trilha, desta forma partimos para investigar e coletar dados deste caminho surpreendente.

Ao entrar na trilha, aproximadamente 50 metros identificamos uma “estrutura” muito parecida com um mini silo, que é uma característica muito forte do caminho de peabiru. Estava desmoronado, mas com as pedras bem colocadas, realmente como uma a estrutura de um silo pequeno. Chamou muito atenção de todos os pesquisadores pois os mesmos eram encontrados no caminho de peabiru de 12km em 12km, era utilizado pelos viajantes do caminho para guardar alimentos, água, mel, assim poderiam parar, se alimentar, trocar alimentos e seguir viagem.

Seguindo na trilha de Itupava o nosso foco era chegar até a pavimentação de pedras, mas até lá enfrentamos chuva, barro, estrada escorregadia e duas horas e meia de caminhada até nosso objetivo.

Durante a trilha encontramos mais vestígios como símbolos e inscrições nas pedras, e pontos que nos chamaram muita atenção. Lembrando como é importante ir a campo com o olhar de pesquisador, investigador, procurando, analisando os pontos que vamos passando, saber antecipadamente sobre o assunto que está sendo investigado faz toda a diferença, pois faz ter um olhar diferente sobre a mesma situação.

Ao chegar no ponto da pavimentação original foi incrível, podemos verificar que está muito bem preservado, aproveitamos para coletar muitos dados, imagens, e documentar o máximo de conhecimento para ligar as outras pesquisas já realizadas pelo grupo Dakila e as pesquisas que vão ser realizadas na região ainda.

Com certeza voltaremos para continuar nossas pesquisas em toda a região do Paraná e com certeza mais equipes já estão se formando dentro do Grupo Dakila para mais pesquisas nos outros estados do Brasil e em outros Países também.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *